Filme de 3 minutos sobre os
Dez anos do Projeto Sente
Dr J Ovidio Waldemar fala na TV Senado sobre Inteligência Emocional e o Programa Sente.

O programa SENTE   ensina os princípios do Mindfulness e  da Educação Socioemocional.  Os objetivos se estendem aos alunos, professores e pessoal administrativo, que tem a possibilidade de multiplicar seus efeitos nos contextos onde o programa é aplicado.  Simplificadamente a   Educação Socioemocional e o Mindfulness auxiliam crianças e adultos a desenvolver as habilidades psicológicas necessárias  para lidar com as diferentes demandas que a vida exige.

 

 Os cursos são oferecidos aos fins de semana, para facilitar a participação. Os professores que concluem o módulo inicial se capacitam para começarem a aplicar o que aprenderam, sob supervisão, nas salas de aula. As seguintes habilidades são ensinadas: autoconhecimento, autocontrole, empatia, tomada de decisões com responsabilidade e bons relacionamentos.

As aulas são montadas junto com as crianças e adolescentes, a partir destes cinco temas básicos.

Curso sobre o método do Programa SENTE

Em 2016, foi criado o curso teórico-vivencial  desenvolvido para aprendizagem mais profunda do método do Programa Sente. O curso é dividido em 2 módulos, o primeiro é composto por aulas teóricas e atividades práticas e no segundo módulo ocorre a prática supervisionada na escola.

Capacitação dos Professores

Além do método desenvolvido para a sala de aula com as crianças, o Programa SENTE oferece formação para os professores das escolas vinculadas à UBS Santa Cecília. Nos últimos anos os professores das turmas envolvidas têm assistido às intervenções, aprendendo “ao vivo” o modelo. Alem disso, para melhor instrumentaliza-los sobre a abordagem e a técnica utilizada desde 2011 oficinas vem sendo realizadas. Ao redor de 200 professores já participaram destas oficinas. Durante duas a três horas são mostrados os conteúdos desenvolvidos com os alunos e oferecidas vivências específicas para os educadores em Mindfulness e Educação Socioemocional.

 

Desde 2016 o programa Sente também oferta um curso mais longo com dois módulos de dezoito horas para psicólogos, educadores e professores da pré escola, ensino fundamental e médio a fim de torná-los multiplicadores desse modelo. O primeiro módulo é teórico vivencial, no qual se ensinam as bases teóricas e principais técnicas do programa. No segundo módulo, os professores intervêm diretamente nas escolas, com supervisão semanal da equipe.  Atualmente estamos na terceira edição do curso, tendo já atingido 30 participantes. O Curso está sendo oferecido em 3 módulos de sete horas cada, aos sábados, para facilitar a participação. Após conclusão deste módulo, os professores são supervisionados em um novo módulo de 12 horas para aplicar os ensinamentos na sala de aula. Professores da rede pública fazem o curso gratuitamente através de uma bolsa dos Zenpeacemakers e do INFAPA. Ao final, os participantes, estão aptos a preparar seus alunos para se tornarem mais habilidosos em relação ao reconhecimento e expressão de emoções, empatia e relacionamento interpessoal. Finalmente, tanto professores quanto alunos são encorajados a generalizarem as habilidades desenvolvidas em sala de aula para os demais âmbitos de suas vidas.

Equipe

Coordenação:

Psiquiatra José Ovidio Copstein Waldemar

Psic. Ms. Breno Irigoyen de Freitas

Professores do Curso:

Psicóloga Ana Carolina Moraes

Psicólogo Breno Irygoen de Freitas

Psicóloga Carolina Garcia Casaroli

Psicólogo Klaus Iglesias Hensel

Psicóloga Lisiane Milhoranza Rech

Psicóloga Gabriela Romeira

Psicóloga Gabriela Guimarães

O programa SENTE em forma de capítulo de livro publicado pelo Senado Federal

MINDFULNESS Y EDUCACIÓN

Contato

Quer mais informações sobre o Programa Sente?

Entre em contato pelo email:

programasente@gmail.com

facebook.com/programasente

FAÇA SUA INSCRIÇÃO AQUI

Rua João Abbot, 441 conj. 201

CEP 90460-150 - Porto Alegre - RS

51 3330 - 0353

Todos os Direitos Reservados © 2017 por INFAPA