Formação Clínica em Psicoterapia Sistêmico-Integrativa

Individual, Familiar e de Casal 

RECONHECIDO PELA ABRATEF, AGATEF e RED RELATES

O curso de Formação Clínica em Psicoterapia Sistêmica-integrativa, Individual, Familiar e de Casais, que denominamos Abordagem Sistêmica-integrativa (ASI), busca compreender a pessoa em seu contexto de vida, utilizando uma integração de teorias e técnicas para valorizar os fatores universais (comuns) em psicoterapia. 

 

Pesquisas atuais demonstram que a maioria dos terapeutas utiliza abordagens integrativas, sendo que a linha sistêmica está apoiada por estudos acadêmicos baseados em evidência científica. O referencial sistêmico tem múltiplas abordagens: estrutural, estratégica, comunicacional, simbólico-experiencial, transgeracional, construtivista, construcionista social e narrativista. O curso busca apresentá-las e fazer uma abordagem integrativa, incluindo também contribuições das teorias psicanalíticas e do desenvolvimento, além do enfoque cognitivo-comportamental. Ensinam-se também noções de psicopatologia, diagnóstico psiquiátrico e psicofarmacologia, buscando integrar esses diferentes conhecimentos.

Desenvolvemos uma abordagem que denominamos ABORDAGEM SISTÊMICA-INTEGRATIVA (ASI). A ASI busca responder a questão de qual o melhor tratamento para cada paciente ou família nas várias etapas da vida. Estuda os fenômenos humanos interacionais e busca uma individualização do processo terapêutico, valorizando as características pessoais do paciente e do terapeuta. O INFAPA oferece aos terapeutas uma formação intensiva e abrangente.

 

A ASI busca responder a questão de qual o melhor tratamento para cada paciente ou família nas várias etapas da vida. Estuda os fenômenos humanos interacionais e busca uma individualização do processo terapêutico, valorizando as características pessoais do paciente e sua família, assim como as do terapeuta.

 

Através de vários módulos, os profissionais em formação são capacitados para atender toda a demanda clínica: crianças, adolescentes, adultos, casais e famílias, utilizando a Abordagem Sistêmica Integrativa.

 

O Curso de Formação Clínica em Terapia Familiar e de Casais tem dois anos de duração. Está composto por uma tarde de seminários e o atendimento clínico de três casos por semana sob supervisão semanal em grupo. Pode incluir um terceiro ano opcional. Dirige-se aos profissionais da Psicologia e da Medicina.

Diferencial do Curso

  • Estrutura curricular flexível, em termos de conteúdo, com muita vivência clínica através de observações de atendimentos no espelho unidirecional e seus próprios atendimentos.

  • Avaliação de aproveitamento por participação, trabalhos e provas.

  • Qualificação do corpo docente de reconhecida experiência, incluindo pioneiros na introdução da Terapia Familiar no Brasil. A equipe tem muitos anos de trabalho didático e de supervisão na formação de terapeutas.

  • Experiência clínica oferecida aos alunos, em nosso Ambulatório e através de estágios, com supervisão permanente

 

Currículo

Primeiro Ano

1. Princípios da Teoria e Terapia Familiar Sistêmica

2. Escolas de Terapia Familiar

3. O ciclo vital do indivíduo e da família

4. Relação terapêutica

5. Técnicas terapêuticas sistêmicas

6. Princípios de Terapia de Casal

7. Princípios da Terapia Individual Sistêmica

Segundo Ano

1. Trabalho com a pessoa do terapeuta

2. Técnicas de intervenção nas famílias e casais

3, Segredos nas famílias

4. Famílias reconstituídas e novas configurações familiares 

5. Terapia de casal

6. Famílias enfrentando lutos

7. Famílias com psicopatologia

8. Famílias e comunidades com violência

9. Famílias enfrentando doenças orgânicas

Formato das atividades

As aulas, atividades teórico-clinicas e supervisões são em grupo, enfatizando-se as capacidades potencializadoras do desenvolvimento que os grupos podem oferecer.

Sessões ao vivo com pacientes e suas famílias, além da observação em grupo de vídeos de terapia, fazem parte das atividades de seminários e supervisões.

A prática clínica, realizada individualmente e supervisionada em grupo, fornece ao aluno a oportunidade de se construir como terapeuta.

Modalidades de Atendimento

 A equipe do INFAPA é capacitada para atender nas seguintes modalidades:

 

  • Terapia Familiar

  • Terapia de Casal

  • Terapia Individual

Os pacientes em psicoterapia tem o recurso de atendimento psiquiátrico.

 

 

 

 

 

MAIS INFORMAÇÕES EM BREVE

O que é necessário para entrar no Curso?

As inscrições estão abertas para psicólogos e médicos.

Seus dados foram enviados com sucesso!

Rua João Abbot, 451 conj. 402

Bairro Petrópolis

CEP 90460-150 - Porto Alegre - RS

icone whatsapp.png

51 3330 - 0353

51 984189282