top of page

Portal da Família

O Portal da Família é um espaço que reúne produções no formato eletrônico organizadas em duas seções distintas: Diálogos e Estudos. A primeira visa conversar com o público em geral. A segunda está destinada a profissionais e estudantes de Psicologia, Psiquiatria, Assistência Social e demais áreas que se dedicam à Terapia de Casal e Família, mas, também pode ser de interesse para todos.

A seção “Diálogos” receberá para publicação breves textos de opinião que abordem temáticas de interesse das famílias para seu conhecimento e reflexão.

Já a seção “Estudos”, publicará relatos de estudos teóricos e empíricos, cuja temática principal seja relativa à Terapia de Casal e Família e outras pesquisas sobre famílias e sistemas humanos. Aceitam-se estudos nos idiomas português, inglês e espanhol.

Categorias de estudos para a categoria “Estudos”

Pesquisa – Estudo original que contribui para agregar informação nova ou para corroborar o conhecimento disponível sobre o objeto de investigação. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumos e referências. Revisão da Literatura – Estudo que reúne, de forma ordenada, resultados de pesquisas a respeito de um tema específico, auxiliando na explicação e compreensão de diferenças encontradas entre estudos primários que investigam a mesma questão, e aprofundando o conhecimento sobre o objeto da investigação. Deve conter um máximo de vinte (20) páginas, incluindo resumo e referências.

Reflexão – Formulação discursiva aprofundada, focalizando conceito ou constructo teórico ou discussão sobre um tema específico, estabelecendo analogias, apresentando e analisando diferentes pontos de vista, teóricos e/ou práticos. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumo e referências.

Relato de Experiência – Estudo em que se descreve uma situação da prática (ensino, pesquisa ou gestão), as estratégias de intervenção e a sua avaliação, de interesse para a atuação profissional. Deve conter um máximo de dez (10) páginas, incluindo resumos e referências.

Orientações gerais para apresentação dos estudos Os estudos devem ser submetidos ao Portal da Família por meio do e-mail contato@infapa.com.br. Eles precisam estar em formato Microsoft Word ou Formato Rich Text e seguir as normas da Associação Brasileira de Normas Técnicas – ABNT.

1 Requisitos Gerais: a) Folha: A4 b) Fonte: Times News Roman; 12 c) Espaçamento: 1,5 d) Citação de Obra, Documentos e Literatura: Sistema Autor/Data e) Numeração de páginas: Todas as folhas devem ser numeradas na margem superior direita com numeração corrida. f) Margens: I – Superior: 3,0 Cm; II – Inferior: 2.0 Cm; III – Esquerda: 3,0 Cm; IV – Direita: 2,0 Cm.

2 Elementos Textuais: a) Primeira página: A primeira página, além do início do texto, deve conter o título do trabalho, o(s) nome(s) do(s) autor(es), com as iniciais maiúsculas e demais minúsculas, deslocado(s) para a direita; e endereço completo deve ser incluído como nota de rodapé, indicada por número. b) Título: Caixa alta (maiúsculo), negrito, centralizado; Observação: em Português ou Espanhol, sempre acompanhado da tradução para o Inglês; c) Resumo, Resumen, Abstract: Caixa alta (maiúsculo), negrito, centralizado, um único parágrafo, seguido do item Palavra-Chave em Caixa baixa e negrito; Observação: Os mesmos deverão iniciar com o título do trabalho nos respectivos idiomas e conter, no máximo, 150 palavras e 3 (três) palavras-chave. d) Subtítulo: Caixa baixa (primeira letra maiúscula), negrito, alinhado à margem esquerda; e) Referências: Caixa alta (Maiúsculo), negrito, alinhado à margem esquerda (ver abaixo as normas para as referências de obras) f) Citações diretas: I - Com menos de 3 linhas: Fonte 12, entre parênteses, sem negrito ou itálico, a não ser que estes constem originalmente no texto citado. II- Com mais de 3 linhas: Fonte 10, sem parênteses, sem negrito ou itálico, a não ser que estes constem originalmente no texto citado.

3 Sistema de Citação Autor-Data Neste sistema, a fonte da citação aparece no interior do próprio texto, com a indicação do(s) sobrenome(s) do(s) autor(es) ou nome da entidade responsável, seguido da data de publicação do documento e da(s) página(s) da citação, separados por vírgula, e entre parênteses quando se tratar de citação direta. No caso de citação indireta, a colocação da(s) página(s) é opcional. As "notas explicativas" podem ser utilizadas para eventuais esclarecimentos do autor do trabalho.

Condições para submissão

Como parte do processo de submissão, os autores necessitam verificar a conformidade da submissão em relação a todos os itens listados a seguir. As submissões que não estiverem de acordo com as normas serão devolvidas aos autores. 1. A contribuição é original e não está sendo avaliada para publicação por outra revista. 2. Os arquivos para submissão estão em formato Microsoft Word ou Formato Rich Text. 3. Todos os endereços de páginas na Internet (URLs), incluídas no texto (Ex.: http://www.ibict.br) estão ativos e prontos para clicar. 4. O texto está rigorosamente de acordo com as normas da ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas). 5. O texto enquadra-se no escopo do Portal da Família e está identificado o espaço para o qual se destina – “Diálogos” ou “Estudos”. 6. A identificação de autoria foi removida do arquivo e da opção Propriedades no Word, garantindo desta forma o critério de sigilo da revista, caso submetido para avaliação por pares (ex.: artigos). 7. O artigo passou por revisão ortográfica e está de acordo com as regras da Nova Ortografia Brasileira.

Declaração de Direito Autoral

Modelo de declaração de direitos autorais: Encaminhamos ao Portal da Família para apreciação e possível publicação, o texto intitulado (título do texto) que se trata de (Editorial, Pesquisa, Revisão sistemática da literatura, Reflexão ou Relato de experiência).

Declaramos que o presente trabalho é original e seguiu rigorosamente todos os procedimentos éticos e condições para submissão.

Autorizamos a reformulação de linguagem, caso necessária para atender aos padrões da Publicação. Atenciosamente, Nomes Assinaturas de todos os autores

Featured Posts
Recent Posts
Archive
Search By Tags
Follow Us
  • Facebook Basic Square
  • Twitter Basic Square
  • Google+ Basic Square
bottom of page