Curso de Intervenções Sistêmicas nas Relações Interpessoais

Coordenação: Psic. Dra. María Piedad Rangel e Co-coordenação: Psiq. Dra. Olga Falceto

O Curso de Intervenções Sistêmicas nas Relações Interpessoais busca compreender as interações das pessoas, famílias e instituições ao longo do ciclo vital no seu contexto de desenvolvimento. Visa construir uma integração de teorias e técnicas para realizar leituras sistêmicas e propor a criação de estratégias de intervenção em diversos níveis de complexidade para a resolução de problemas.

O curso está dirigido a profissionais das áreas da Saúde, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Direito, Arquitetura, Política, Gestão e outros que trabalham com famílias e sistemas humanos complexos. Conselheiros tutelares e Agentes Comunitários podem se beneficiar deste curso.

Espera-se que os profissionais aprendam, ao longo do curso, modos eficazes de resolver as suas dificuldades pessoais e do grupo de trabalho nas interações cotidianas, promovendo melhores níveis de comunicação e resolução de problemas entre os diversos sistemas envolvidos. Visa-se a que os participantes aprendam a compreender e problematizar eventos da vida diária e das políticas institucionais de forma a propor, por si mesmo, soluções criativas e efetivas em sua equipe.

Mediante o estudo do paradigma ecossistêmico e das teorias que o nutrem, o curso se desenvolve nos seguintes módulos teóricos e vivenciais:

  • Compreensão sistêmica do indivíduo, a família e as instituições

  • História da família e das organizações / instituições no Brasil

  • Ciclo vital do indivíduo, da família e das instituições

  • Leituras sistêmicas das interações do indivíduo, da família e das instituições

  • Intervenções sistêmicas em diversos campos e níveis de complexidade

  • Redação de pareceres e relatórios
     

O curso em Intervenções Sistêmicas nas Relações Interpessoais é de um ano de duração somando um total de 120 horas distribuídas em seminários teóricos e práticos. Os seminários  acontecem com debates teóricos entre os alunos e professores, a partir de leituras prévias ao encontro, além de discussão de casos e vivências compreendidos à luz do paradigma ecossistêmico. Objetiva construir intervenções específicas que auxiliem o aluno na continuidade da sua ação profissional.

Diferencial do Curso

  • Estrutura curricular flexível, em termos de conteúdo, incluindo necessidades trazidas pelos alunos. 

  • Avaliação continuada do processo. 

  • Qualificação do corpo docente.

  • Discussão quinzenal de casos apresentados pelos alunos permite que avancem permanentemente no desenvolvimento das competências profissionais.

  • A discussão multiprofissional amplia o olhar ecológico das interações humanas

 

Curso em organização.

Período do Curso 1 ano

Modalidade: quinzenal

Horário: 09h às 18h

O intervalo para lanche é um momento descontraído de interação entre alunos e professores, muito valorizado por todos. Os almoços coletivos permitirão dar continuidade informal aos temas estudados, bem como estreitar as interações entre os participantes do curso.

Requisitos para ingresso: As inscrições estão abertas para profissionais das áreas da Saúde, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Direito, Arquitetura, Política, Gestão e outros que trabalham com famílias e sistemas humanos complexos como Conselheiros tutelares e Agentes Comunitários. Outros casos serão avaliados.

Formato das atividades

As aulas, atividades teórico-vivenciais são em grupo, enfatizando-se as capacidades potencializadoras do desenvolvimento que essa modalidade oferece.

Incluem estudos de caso apresentados pelos estudantes, consultorias indiretas ou ao vivo, com  convidados trazidos pelos alunos. 

Investimento: Consulte-nos, agende uma entrevista.

Processo de Seleção

Ligue para o INFAPA (51) 3330.0353 para marcar entrevista de seleção. Nesta entrevista as dúvidas do candidato serão esclarecidas. O candidato será avaliado por um dos coordenadores do curso. A documentação necessária é um mini currículo, uma breve justificativa por escrito de suas razões em buscar o curso, uma foto 3×4 e certificado de estar exercendo função em que o curso se faz necessário.

Rua João Abbot, 441 conj. 201

CEP 90460-150 - Porto Alegre - RS

51 3330 - 0353

Todos os Direitos Reservados © 2017 por INFAPA