Curso de Intervenções Sistêmicas nas Relações Interpessoais
Coordenação: Psic. Dra. María Piedad Rangel e Co-coordenação: Psiq. Dra. Olga Falceto
O Curso de Intervenções Sistêmicas nas Relações Interpessoais busca compreender as interações das pessoas, famílias e instituições ao longo do ciclo vital no seu contexto de desenvolvimento. Visa construir uma integração de teorias e técnicas para realizar leituras sistêmicas e propor a criação de estratégias de intervenção em diversos níveis de complexidade para a resolução de problemas.
O curso está dirigido a profissionais das áreas da Saúde, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Direito, Arquitetura, Política, Gestão e outros que trabalham com famílias e sistemas humanos complexos. Conselheiros tutelares e Agentes Comunitários podem se beneficiar deste curso.
Espera-se que os profissionais aprendam, ao longo do curso, modos eficazes de resolver as suas dificuldades pessoais e do grupo de trabalho nas interações cotidianas, promovendo melhores níveis de comunicação e resolução de problemas entre os diversos sistemas envolvidos. Visa-se a que os participantes aprendam a compreender e problematizar eventos da vida diária e das políticas institucionais de forma a propor, por si mesmo, soluções criativas e efetivas em sua equipe.
Mediante o estudo do paradigma ecossistêmico e das teorias que o nutrem, o curso se desenvolve nos seguintes módulos teóricos e vivenciais:
-
Compreensão sistêmica do indivíduo, a família e as instituições
-
História da família e das organizações / instituições no Brasil
-
Ciclo vital do indivíduo, da família e das instituições
-
Leituras sistêmicas das interações do indivíduo, da família e das instituições
-
Intervenções sistêmicas em diversos campos e níveis de complexidade
-
Redação de pareceres e relatórios
O curso em Intervenções Sistêmicas nas Relações Interpessoais é de um ano de duração somando um total de 120 horas distribuídas em seminários teóricos e práticos. Os seminários acontecem com debates teóricos entre os alunos e professores, a partir de leituras prévias ao encontro, além de discussão de casos e vivências compreendidos à luz do paradigma ecossistêmico. Objetiva construir intervenções específicas que auxiliem o aluno na continuidade da sua ação profissional.
Diferencial do Curso
-
Estrutura curricular flexível, em termos de conteúdo, incluindo necessidades trazidas pelos alunos.
-
Avaliação continuada do processo.
-
Qualificação do corpo docente.
-
Discussão quinzenal de casos apresentados pelos alunos permite que avancem permanentemente no desenvolvimento das competências profissionais.
-
A discussão multiprofissional amplia o olhar ecológico das interações humanas
Curso em organização.
Período do Curso 1 ano
Modalidade: quinzenal
Horário: 09h às 18h
O intervalo para lanche é um momento descontraído de interação entre alunos e professores, muito valorizado por todos. Os almoços coletivos permitirão dar continuidade informal aos temas estudados, bem como estreitar as interações entre os participantes do curso.
Requisitos para ingresso: As inscrições estão abertas para profissionais das áreas da Saúde, Serviço Social, Educação, Ciências Sociais, Direito, Arquitetura, Política, Gestão e outros que trabalham com famílias e sistemas humanos complexos como Conselheiros tutelares e Agentes Comunitários. Outros casos serão avaliados.
Formato das atividades
As aulas, atividades teórico-vivenciais são em grupo, enfatizando-se as capacidades potencializadoras do desenvolvimento que essa modalidade oferece.
Incluem estudos de caso apresentados pelos estudantes, consultorias indiretas ou ao vivo, com convidados trazidos pelos alunos.
Investimento: Consulte-nos, agende uma entrevista.
Processo de Seleção
Ligue para o INFAPA (51) 3330.0353 para marcar entrevista de seleção. Nesta entrevista as dúvidas do candidato serão esclarecidas. O candidato será avaliado por um dos coordenadores do curso. A documentação necessária é um mini currículo, uma breve justificativa por escrito de suas razões em buscar o curso, uma foto 3×4 e certificado de estar exercendo função em que o curso se faz necessário.