Objetivos:

Fornecer subsídios teórico-práticos para o trabalho em e com grupos nas áreas de saúde, educação e administração, capacitando para a promoção de ações que exijam participação coletiva, coordenação de equipes de trabalho e exercício de lideranças.

 

Público-alvo:

profissionais e estudantes das áreas de ciências humanas em geral.

Metodologia: exposição dos conteúdos através de slides em power point, apresentação de filmes ilustrativos, exercício práticos, discussão de situações vivenciais apresentadas pelo próprio grupo de participantes.

 

Datas e horários:  

10/05, 17/05, 31/05, 7/06, 14/06, 21/06, 28/06 e 05/07 das 17h às 21h. 

 

Carga horária: 

32 horas

Como Trabalhar em e com Grupos

Conteúdos programáticos:

- Conceituando grupos, equipes ou sistemas humanos.

- O impacto dos novos paradigmas da ciência na abordagem dos sistemas humanos

- Marcos referenciais teórico-técnicos da psicologia grupal:

          - Dinâmica de grupos

          - Psicanálise

          - Teoria dos vínculos e Grupos Operativos

          - Psicodrama

          - Teoria sistêmica

          - Teoria da Comunicação Humana

          - Cibernética

- Fenômenos do campo grupal.

- A noção de tarefa grupal.

-  Mecanismos obstrutivos do processo grupal.

- Exercício da autoridade e funções de liderança.

- Competição e cooperação grupal.

- Como tomar decisões em grupo.

- Busca de consenso. Rendimento grupal versus rendimento individual.

- Clima e culturas grupais.

- Competência relacional.

- Desenvolvimento interpessoal: aprender a dar e receber feedbacks.

- Como trabalhar com a diversidade.

- Ambiência e a metáfora do lixo psíquico.

- Interconsultoria: uma ferramenta para reciclar o lixo psíquico acumulado no trabalho em equipe.

Inscrição

Inscrição pelo e-mail:

contato@infapa.com,br

ou pelo telefone (51) 3330-0353

Investimento:

 R$200,00 por encontro.

15% de desconto no valor a vista. 

Rua João Abbot, 441 conj. 201

CEP 90460-150 - Porto Alegre - RS

51 3330 - 0353

Todos os Direitos Reservados © 2017 por INFAPA